Instagram Facebook

Radioterapia

Radioterapia é assim, todo mundo fala…ah agora é “só” a rádio, é mais tranqüilo. Claro! Você conhece algum tratamento mais agressivo do que a quimioterapia? Qualquer coisa é mais light…

Mas ainda assim ela deve ter sua atenção pois seu corpo está tomando radiação e seus órgãos podem ser mais ou menos afetados.  Não fique estressado com o tema, mas vale se informar para entender mais no detalhe qual o grau da radiação e em que lugar será aplicado. E sim, é verdade, este é um tratamento menos invasivo. O tempo que vc fica em exposição durante a aplicação é bem menor do que a quimio e como normalmente ele é a etapa final de um longo tratamento, a sensação de “está acabando” é realmente maravilhosa. Acho que é por isso que, quando chega nesta fase a percepção é de “o mais difícil já foi” – isso para as mulheres que assim como eu fizeram o pacote completo: quimio, cirurgia e rádio.

Em linhas gerais a rádio é assim: depois da consulta para que seja determinado o número de seções e todos os detalhes, é necessário fazer uma molde da posição que você ficará para receber a radiação. Esta etapa é relativamente rápida, depois mais 1 ou 2 seções de teste e marcações, pois a aplicação é milimetricamente calculada. No hospital AC Camargo onde me tratei os horários eram os mesmos. Então, eu que tive que fazer 30 seções, diariamente (exceto finais de semana) ia ao hospital no mesmo bat-horário. E foi aí que acabei ganhando mais um presente, um grupo de mulheres com os mais perfis variados, mas com um grande sentimento de união por todas estarem passando pelo mesma situação. No geral costumamos dizer que apenas quem passou por um câncer sabe de verdade “qual é”…nem família, nem pessoas muito próximas entendem no real íntimo o que você está passando. Mesmo estando bem, positivo e tudo mais..

Formou-se então naquela sala de espera um laço entre amigas divertidas, solidárias, fortes e o grupo de whatsapp “Bastidores do AC” onde até hoje nos falamos quase que diariamente sobre tudo, mas principalmente nos dando força e apoio para todos o momentos durante e pós tratamento. Priscila, Paty, Regiane, Eliete, Rosângela, Duda…todas elas fizerem que eu só tenha boas lembranças desta fase. Muito obrigado por tudo meninas!

O cuidado que o paciente deve ter nesta etapa é como se estivesse com uma queimadura muito forte. Eu fiz aplicações de chá de camomila e babosa para minimizar as queimaduras, mas vale reforçar aqui que qualquer aplicação deve ser feita com recomendação médica. Não coloque nada na pele sem o ok do seu médico. Uma descoberta muito boa foi um creme indicado pela Fernanda, minha fisioterapeuta do pós operatório. Este creme tem os mesmos princípio ativos de um vendido na França, que é caríssimo e em euro (desculpe mas não lembro mais o nome), mas que além de ajudar muito na hidratação da pele, foi sensacional com as minhas unhas, que ficaram bem ruinzinhas (podrinhas literalmente) no final do tratamento. Pra quem não sabe as unhas ficam atrofiadas e podem até cair durante a quimioterapia, e o que este creme fez com as minhas unhas foi inacreditável, a recuperação foi quase imediata. Por isso achei importante contar aqui. Ele foi desenvolvido pela farmacêutica Soraia da San Genaro Farmácia e pode ser comprado pelo telefone. Segue o telefone caso queira mais informações (31) -32952377.

Não usava sutiã e apenas blusa de algodão pois a pele fica super sensível… No meu caso minha pele não escureceu muito e não tive problemas, então não sou a pessoa mais indicada para detalhar possíveis ocorrências. Apenas atenção com o sol, cuide da sua pele que estará super sensível e deixe ela nutrida se possível com substâncias naturais. Depois do tratamento ainda são mais 6 meses sem tomar sol na área irradiada como prevenção para não ficar marcado pra sempre. Eu fui naquela loja que vende produtos e roupas com proteção UV e cai no surf!

O que fez a diferença pra mim

– o grupo “Bastidores do AC”

– o creme Hidrafine, desenvolvido em BH

– só usar roupa de algodão

– aplicar babosa na área afetada

– desencanar do sutiã neste período

– usar roupas com proteção UV quando ia me expor ao sol