Instagram Facebook

Poder da mente

O meu maior trunfo durante todo o tratamento foi ter aprendido durante a minha trajetória de atleta a usar a mente ao meu favor independente do tamanho do desafio. Desde o início eu entendi que também poderia ter uma grande parcela na minha recuperação. O esporte me ensinou que cair e levantar faz parte da vida e quanto mais rápido você se levanta menor suas chances de ficar no chão agonizando. Nunca passou pela minha cabeça que poderia morrer…por que eu tinha absoluta certeza que sairia dessa, minha única preocupação era qual o impacto que isto teria na minha vida de atleta e no meu corpo que sempre foi tão saudável.

Você pode estar pensando, ah mais é “fácil”…com um corpo saudável, mente preparada e um câncer que não é dos mais comprometedores..PARA TUDO!! Fácil pra quem? Sua vida vira de cabeça para baixo, seus medos vem de encontro por que você não sabe o que vem pela frente…o tratamento é longo e pesado, a viagem para Indonésia foi cancelada e tudo que você planejou para sua vida fica stand by por que você não sabe como será seu futuro.

Sua rotina muda drasticamente e de uma hora e você passa a frequentar consultórios médicos e laboratórios como nunca fez antes. Brincava com meus amigos que deixei de ser uma “rata de praia” para me tornar uma “rata de hospital”…sabia tudo, tinha todas as manhas..

Então, não fale para alguém que tem câncer que a pessoa “Vai tirar de letra” por que não é assim! É um processo, complexo e intenso de auto-conhecimento e onde você aprende a lidar com seus maiores medos.

Vou contar uma passagem..

No começo do tratamento você tem que fazer um exame que se chama petscan, onde basicamente é feito um scaner do seu corpo para saber se há outros pontos cancerígenos e metástase, quando a doença já se espalhou pelo corpo. Digamos que é uma adrenalina bem desagradável. Você recebeu a notícia recentemente que tem câncer em uma parte do seu corpo e depois precisa ter a certeza se ele já se espalhou. Na semana antes de fazer este exame eu sentia dores nos quadris, principalmente a noite..isto não era um bom presságio.. As dores incomuns permaneceram até o dia que saiu o resultado do exame, no dia em que saiu o resultado eu durmi e não senti nada, então eu logo pensei: Preciso usar isso ao meu favor! Se meu corpo cria a dor pelo medo ele também pode contribuir muito pela minha cura. Preciso direcionar neste sentido, dos pensamentos positivos, da saúde, dos bons profissionais me acompanhando, dos órgãos funcionando bem e tudo mais que possa me ajudar contra esta doença.

Parece óbvio que pensar positivo é o caminho, mas quantas vezes não nos esquecemos disso? No dia-a-dia e principalmente quando somos assolados por algum mau momento. Durante o tratamento li um livro muito interessante que conta a história das pesquisas e análises da física quântica em relação a matéria: O experimento da intenção – foi indicação da minha amiga Lara, uma das pessoas mais incríveis que conheço. A leitura com foco em física foi um tanto densa para quem é de humanas como eu, mas trás a tona a questão: se todos (humanos, animais, natureza e objetos) estamos interligados no nível subatômico,  será que realmente podemos, com nossos pensamentos e intenções, afetar a matéria à nossa volta? O livro vai a fundo em todos os experimentos relacionados ao poder da mente, mas se você não se interessa por esse tipo de leitura basta fazer um teste: pense na sua sobremesa preferida. Salivou? Então, se um pensamento simples como este  faz seu corpo ter uma reação, imagina o que ele pode fazer com os maus pensamentos? 

Eu sempre tentei meditar, pratico nas aulas de yoga e tudo mais, mas nunca consegui colocar em prática a rotina diária. Sempre fui ansiosa e na minha ingenuidade criei minha própria meditação que me ajudou muito.

Todos os dias pela manhã, antes de levantar eu fazia uma oração, respirava fundo umas 3 vezes soltando todo o ar e imaginava uma luz verde (corresponde a saúde) percorrendo todos os cantos do meu corpo. Então fazia respirações profundas, inspirava saúde e expirava medo. Fazia também a mesma versão com luz rosa ou lilás (corresponde ao amor/transmutação), deixando meu corpo ser percorrido pela luz do amor de Deus, inspirava amor e expirava medo. Vou confessar aqui que isso me fez um bem danado!

Também aprendi a fazer um bloqueio para qualquer pensamento ruim e levo isso até hoje. Sempre que pensava algo ruim automaticamente pensava em algo que gostava muito. Se tinha medo de ter que retira os linfonodos da axila e ter minhas atividades no esporte comprometidas, automaticamente pensava em uma cena minha surfando na indonésia. É simples, mas funciona.

Hoje quando saio para remar também acredito que seja uma forma de meditação, de concentração nos meus movimentos, no barulho que o remo faz ao se chocar com água e na conexão comigo mesmo e com a natureza.

Essas são técnicas pessoais mas existem diversos mecanismos ensinados em aulas de yoga, livros e outras frentes que ensinam a meditar e lidar com as questões da mente que são extremamente relevantes não só durante o tratamento, mas para a vida como um todo.

Todos os recursos que podemos ter para ter o controle dos nossos pensamentos e emoções é também por que muito se fala sobre como o stress é prejudicial para nosso sistema. E como pode ser um causador de câncer ou oferecer um ambiente favorável para a proliferação das células cancerígenas. O livro Anti-câncer que já citei em outros tópicos trás informações concretas baseadas em estudos científicos sobre relação da doença e com a sensação de impotência permanente.  Explicando que sensação sistêmica de desespero explode a produção de cortisol e noradrenalina estimulando os processos inflamatórios. Estes estudos ainda são complexos e tem uma série pontos de vista, mas uma coisa é clara e não se discute, um ambiente inflamatório é adubo para o câncer. Então se não temos como controlar as situações de stress da qual somos submetidos, podemos nos proteger conhecendo e exercendo os métodos que temos para não nos deixar atingir ou contaminar por estes toxinas mentais.

 

O que fez a diferença para mim:

– Bloquear maus pensamentos com pensamentos positivos

– Ler o livro “O experimento da intenção”, por curiosidade no assunto

Fazer as respirações intencionais todas as manhãs

– Reik

– Meditação