Instagram Facebook

Ayurveda

A ayurveda entrou na minha vida, quase que por acaso e hoje se transformou na mais poderosa ferramenta que tenho para buscar meu equilíbrio físico e mental, ou seja, minha saúde. Bom, coloco o meu esporte, neste mesmo patamar. Então posso dizer que o esporte e ayurveda são meus pilares para manter minha saúde e também por esta busca de uma vida pós tratamento com menos remédios e mais qualidade de vida.

E se você assim como eu há algum tempo atrás, não sabe o que é a ayurveda ou imagina que é algo relacionado a massagens, yoga, seguindo uma linha mais holística, saiba que não é exatamente por aí…

De forma bem resumida, ayurveda, que traduzido do sânscrito significa “ciência da vida” é um sistema de saúde de origem milenar da região da Índia. Um conhecimento profundo da medicina com mais de 5 mil anos de história e com o objetivo de promover a longevidade, previnir doenças e restabelecer a saúde em caso de desequilíbrios. Um sistema integrativo onde a auto-observação, alimentação com foco no processo digestivo e principalmente a conduta de vida, tem um papel relevante para o equilíbrio do indivíduo como um todo.

E o que mais me atraiu nesta ciência, é o fato de você ter um papel de protagonista da sua história, pois o auto-conhecimento é essencial para saber fazer esta escolhas no dia-a-dia. E assim vc não fica rendido ao que te dizem que é bom comer, tomar, passar, ingerir ou o que for fazer pela sua saúde.

Mas não pense que a ayurveda tem o foco em doenças ou que não reconhece a medicina tradicional, não! São uma série de condutas, terapias e conhecimentos que na verdade nos conectam com nós mesmos. Digo isso pois a maneira como vivemos hoje nos grandes centros poluídos, com uma qualidade de vida duvidosa, onde a praticidade que é vendida pela mídia para uma alimentação toda processada, gordurosa e cheia de açúcar, um sono ruim, produtos químicos sendo passados no corpo em forma de cosméticos e por aí a fora, faz como que nós nos agredimos diariamente e não percebemos que estamos adoecendo. Hoje ter prisão de ventre, gastrite, renite, sinusite, mil alergias e outros desequilíbrios parece ser absolutamente normal (todo mundo tem) mas não é! É seu corpo dando sinais de algo não vai bem.

Vale ressaltar aqui que não sou terapeuta e sim apenas uma estudante que não mata a sede de se aprofundar no assunto. Meu objetivo aqui é contar um pouco das transformações que aconteceram comigo. Pois eu encontrei um caminho, onde em paralelo com a medicina tradicional saí daquele circuito de tomar um medicamento que te dá efeitos colaterais onde é necessário tomar mais remédios para combater os efeitos colaterais…enfim este ciclo medicamentoso que você entra quando tem uma doença grave ou um tratamento longo.

Durante meu tratamento eu passei a cozinhar todas as minhas refeições, pois entendia que se me alimento pelo menos 3 vezes ao dia, tinha aí oportunidade de deixar meu corpo mais fortalecido para enfrentar uma quimio, cirurgia e rádio. E depois que uma amiga comentou sobre o tema, um dia numa livraria vi na estante um livro de capa linda com um título inspirador: Nutrindo seus sentidos – receitas ayurvédicas para encontrar seu equilíbrio. Resolvi comprar mas naquele momento não tinha ideia da transformação que viria pela frente. A autora, Laura pires, tem uma história de vida incrível, é terapeuta, nutricionista, estudiosa do assunto, palestrante e ministra diversos cursos sobre o tema e o mais importante, incorporou os conceitos da ayurveda na sua vida. E hoje, anos após ser diagnosticada com uma doença grave é o oposto do que lhe foi previsto pela medicina tradicional e uma inspiração para uma legião de admiradores.

Na época que li o livro da Laura fiquei sabendo de um curso de culinária ayurvedica ministrado por ela em São Paulo, me inscrevi e desde então não parei mais. Depois um mais profundo de 4 meses, “Nutrindo seus sentidos”  e na sequência o “Ciência da Vida”, de 8 meses bem denso de leitura e aprendizados direto nos textos clássicos. Sou fascinada pelas receitas terapêuticas, pois acho incrível como a natureza te oferece muitos recursos que foram perdidos com os avanços da indústria. Como atleta, todas as receitas que aprendi para dores musculares, articulares, edemas, recuperação muscular, torções e outros me ajudam muito.

As transformações foram graduais, mas tudo que apliquei tive resultados muito rápidos. Não preciso de remédios para gripes e resfriados, me livrei dos colírios médicos por conta do ressecamento ocular e alergias. Nunca mais tomei um anti-inflamatório, mas sim tratei distensões quando elas ocorreram. As auto-massagens e oleações que coloquei na minha rotina são meu grande trunfo para eliminar as dores articulares e enrrigecimento muscular que acometem a maioria das mulheres que tomam o Tamoxifeno no pós tratamento. Além disso hidrata e nutri minha pele, ajuda a eliminar as toxinas do meu corpo, ativam a circulação e a saúde como um todo se beneficia.

Mudei minha alimentação, aprendi a me observar, entender a minha digestão e os alimentos que fazem bem para meu equilíbrio, como me alimentar nas diferentes épocas do ano, as combinações, respeitar meu corpo e ele me agradeceu com mais energia e vitalidade.

Lembro que as pessoas olhavam pra mim e diziam que se eu não estivesse careca ninguém falaria que eu estava com câncer.

Entendi que a digestão tem um papel muito importante na minha saúde, pois tudo que não é digerido se transforma em resíduos que se acumulam no corpo e podem comprometer minha saúde. E isso serve para todos os sentidos que temos.

Passei a usar óleos e outras substâncias naturais como cosméticos. O que não faço em casa, escolho com cuidado as marcas que uso.  E é aí que falo sobre mudanças graduais. Hoje já temos no mercado empresas que não usam químicas, conservantes e os famosos parabenos na sua composição e que não fazem testes em animais. Então, aos poucos você vai entendendo que existem diversos caminhos para se cuidar e mesmo com a vida corrida você não precisa aceitar tudo que a indústria te diz que é bom, seja de qualquer segmento. Sua pele é o seu maior órgão e tudo que você passa nela seu corpo absorve. Já pensou nisso? O que vc está colocando diariamente pra dentro de você?

Fui aprendendo os atributos das diferentes substâncias, os efeitos que elas fazem no corpo, me cercando de profissionais como médicos e nutricionistas com uma visão integrativa para me ajudar nesta jornada, pois tenho questões específicas por conta do meu tratamento.

E aí tudo vai ficando natural com o tempo… Você deixa de ir ao supermercado e passa a frequentar mais feiras orgânicas, zona cerealista e escolhendo melhor o que coloca para dentro do seu corpo e quais combinações são favoráveis ou não. Pensa de forma global priorizando a economia regional e com compras sazonais. O seu consumo se torna mais consciente como um todo.

Começa a ter mais energia, não sente necessidade de comer açúcar e doces sem parar. Fica com os sentidos muito apurado, o paladar por exemplo, fica aguçadíssimo. Você é capaz de tomar um suco de frutas e vegetais e perceber a combinação individualmente. O corpo passa a responder muito rápido a tudo de bom que você coloca nele. E aquela história de não ter tempo e da vida super corrida começa a não faz mais sentido por que você dorme melhor, tem mais energia, mais vitalidade e aprende que a culinária básica saudável do dia-a-dia é tão prática quanto fazer um lanche.

Se por um lado você imagina que o sistema não te permite fazer muitas escolhas, seja pela rotina apertada, pressão dos tempos atuais, viver em uma cidade que não te oferece qualidade de vida e que a todo momento você é impactado por substâncias danosas. Por outro você percebe que sim há uma caminho, que pequenas trocas fazem grande diferença e que esta jornada não tem mais volta pois você não aceita tudo que lhe é entregue como “bom” para você.

Ou seja, uma jornada de auto conhecimento incrível que fez toda a diferença na minha vida.

 

Para saber mais sobre ayurveda

www.laurapires.com.br

www.naradeva.com.br

www.vidaveda.org

www.mariseberg.com.br

www.suddha.net